Últimas Publicações

4 de março de 2014

Um Porto amargo e um Estoril de luxo

Paulo Fonseca sem soluções
A nove jornadas do final da Liga Zon Sagres 2013-2014 acentua-se, cada vez mais, o calvário de Paulo Fonseca. Em Guimarães, o Campeão Nacional voltou a deixar uma fraca imagem de si, mostrando de novo falta de capacidade e motivação para segurar uma vantagem de dois golos.

O treinador do FC Porto pode queixar-se de não ter um plantel com a qualidade de outras épocas, mas ao fim de 21 jornadas (e mais uma dezena de jogos europeus), Paulo Fonseca ainda não conseguiu sequer construir uma equipa. Se a saída de João Moutinho já fora difícil de superar, a perda de Lucho Gonzalez no defeso deixou a nu todas as fragilidades do meio campo azul e branco. Mais do que soluções no banco, falta ao jovem treinador (40 anos) o toque de Midas que transfigure um FC Porto ao qual, pelo menos a nível interno, falta a garra e combatividade de outras épocas e que lhe permitiu o ano passado, por exemplo, resgatar um título praticamente entregue ao arquirrival de sempre.

Por isso não foi sequer com grande surpresa que se assistiu à recuperação do Vitória de Guimarães que soube aproveitar da melhor forma as distracções defensivas do FC Porto, até ao empate final. Empate que só não foi transformado em vitória a três minutos dos 90 por capricho do poste e excelente posicionamento do Danilo que evitou em cima da linha de golo que Tomané concretizasse a "remontada".
É certo que ainda faltam disputar 27 pontos até final do campeonato - com um FC Porto vs Benfica a fechar a Liga Zon Sagres -, mas a tarefa de Paulo Fonseca é cada vez mais inglória e os nove pontos de distância para o líder Benfica começam a ser um muro difícil de ultrapassar. E cada vez mais difícil de aceitar para os adeptos que, mais uma vez, não pouparam na contestação ao plantel, à chegada ao Dragão.

No extremo oposto está o Estoril, também ele liderado por um jovem treinador, Marco Silva (36 anos). No António Coimbra da Mota a equipa da linha voltou a fazer estragos despachando o Olhanense com quatro golos sem resposta. Depois dos três pontos conquistados no Dragão na jornada passada, a equipa canarinha mostrou que continua segura dos seus passos e deu mais um passo no sentido de garantir lugar entre as equipas que irão disputar as competições europeias na próxima época.
Apesar da perda de quatro importantes pedras no onze de 2012-2013 - Licá e Carlos Eduardo (FC Porto), Jefferson (Sporting) e Steven Vitória (Benfica) -, Marco Silva montou de novo um xadrez que tem vindo a dar cartas no campeonato nacional e a confirmar o estatuto de equipa europeia alcançado o ano passado.

Para já a equipa do Estoril segue isolada no 4.º posto, com cinco pontos de avanço para o Nacional e nove para o Vitória de Guimarães. Isto na véspera da deslocação ao Estádio da Luz onde irá defrontar o líder isolado do campeonato. Será a equipa da linha capaz de causar nova sensação, tal como fez na jornada anterior?

1 comentário:

  1. Tão amargo que ficou, que o Paulo Fonseca foi para a rua ;)

    ResponderEliminar

Toque Mágico 2014 | Design por