Últimas Publicações

25 de março de 2014

Arsenal: Pólvora Seca..


Como adepto do Sporting, entendo a frustração dos adeptos afectos ao Arsenal, um dos Gigantes do futebol inglês, das equipas mais tituladas e com mais histórias no futebol inglês - é neste momento a equipa há mais tempo na primeira divisão inglesa! No entanto, o Arsenal tem atravessado tempos conturbados. Não ganham um título há praticamente 10 anos. Nem uma taça! E no entanto, ano após anos, Arsene Wenger tem se mantido ao comando do Arsenal. Apesar de ter começado bem, tendo sido campeão 2 vezes e de ter terminado em segundo várias vezes, depois disso, tem sido uma verdadeira travessia do deserto. O máximo que tem conseguido são o 3º ou 4º lugar. E apesar de apresentar quase sempre um futebol espectacular, tem sido pouco eficiente. 

Como se pode explicar que a direcção do Arsenal mantenha a aposta no mesmo treinador, mesmo quando este não apresenta resultados? E não é uma ou duas épocas. Estamos a falar quase de 10 anos, e estamos a falar de uma equipa como o Arsenal. São muitos anos, sem ganhar NADA e para piorar as coisas, parece que não se quer mudar! Wenger continua a sua aposta em jovens jogadores (que acabam vendidos aos rivais ao preço da uva mijona) ou em "velhos" a custo zero ou muito reduzidos, para depois gastar balúrdios em um ou outro jogador quando se deveria preocupar em equilibrar a equipa com vários jogadores de qualidade - 50M € por Ozil foram claramente mal gastos, pese toda a qualidade do jogador alemão. 

Esta equipa do Arsenal precisa de um novo treinador. Alguém mais jovem, com ideias diferentes, mais moderno e que seja capaz de levar de novo os Gunners ao título de campeão de inglês. Precisam de um Mourinho, como aquele que foi para o Chelsea e que revolucionou à sua maneira o Futebol Inglês (depois dele, nunca mais foi o mesmo, para melhor). Novo treinador, equipa técnica nova, e com isto um novo departamento de preparação física, pois o Arsenal é das equipas mais fustigadas por lesões, e não pode ser tudo explicado só pela genética dos jogadores..

Para além disso, precisam de aumentar a qualidade da equipa, que neste momento é composta por jogadores de grande nível, e depois de outros que só tinham lugar em equipas do meio da tabela:
  • Guarda Redes: É preciso arranjar um GR de classe mundial. Sczesny não tem qualidade para ser titular de uma equipa como o Arsenal. 
  • Defesa: É preciso subir o nível, com pelo menos dois jogadores de topo: Um central e um lateral. De resto, juntando um trinco com muita qualidade a destruir jogo, finalmente poderíamos ver um Arsenal a defender bem!
  • Meio Campo: Como já referido é preciso um trinco, e uma boa aposta seria Fernando, do Porto. Em fim de contrato, o seu preço seria muito baixo, para a qualidade que traria à equipa. Seria preciso também acrescentar algum banco à equipa, e caso Ramsey e Wilshere continuassem o tempo todo no estaleiro, seria mesmo necessário um jogador para ser titular.
  • Ataque: É preciso um avançado superior a Giroud, que apesar de ir marcando uns golitos, não chega para ser titular numa equipa como o Arsenal. E juntar um ou dois jogadores como Marco Reus será essencial para almejar atingir o primeiro lugar.

Posto isto, se o Arsenal quiser voltar ao topo do futebol inglês terá que investir forte tanto num treinador de qualidade, como em contratações. Para além disso terá que começar a ter mais cuidado com as suas mais valias: Clausulas de rescisão mais altas e contratos com duração maior. E deixar de fazer vendas ridículas, como Nasri, Van Persie ou mesmo Adebayor. É que ser goleado por todos os seus rivais, seja em casa ou seja fora, é humilhante demais.. de momento as munições dos gunners são apenas de pólvora seca..

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toque Mágico 2014 | Design por