Últimas Publicações

10 de março de 2014

Devolvam o espectáculo aos jogadores...



No desporto em geral, e no futebol em particular, os atletas são os grandes artistas do espectáculo. São eles que encantam a plateia, com os seus malabarismos e jogadas geniais. São por eles que o pública grita, e são eles que enchem os sonhos de milhões de jovens que querem seguir as pisadas dos seus ídolos. No entanto, e muito infelizmente, nem sempre isso se verifica. Certos jogos têm como artista principal o senhor o apito.. Vestido de preto, ou amarelo fluorescente, como que desde logo a querer chamar a atenção para ele.

Ora, este fim de semana, deu-se mais um destes espectáculos infelizes num jogo da Primeira Liga portuguesa. E nos últimos anos não têm sido poucos. Vitória Setúbal contra Sporting, um jogo que prometia ser bastante interessante:
  • De um lado, tínhamos frente a frente os dois candidatos que mais votos reuniram nas ultimas eleições presidenciais no Sporting. Bruno de Carvalho, o vencedor, no banco do Sporting, como é costume, e José Couceiro, derrotado nas eleições e agora treinador do Vitória.
  • O Sporting, com algumas vitórias sofridas nas ultimas jornadas, encontra-se numa fase menos boa enquanto que o Vitória tem estado em grande a jogar em casa, sendo que a sua ultima derrota foi contra o Benfica, em Dezembro de 2013. Portanto adivinhava-se um jogo complicado para o Sporting.
  • Dois irmãos, ambos formados no Sporting, apresentavam-se como rivais. João Mário, emprestado ao Setúbal, e Wilson Eduardo, a fazer a sua primeira época na equipa principal de Alvalade iriam-se defrontar em campo
Estes ingredientes chegavam e sobravam para termos um jogo interessante, como os primeiros minutos demonstraram. O Vitória entrou mais forte, e criou mesmo mais perigo que o Sporting. Mas a partir da meia hora, tudo descambou. O senhor de amarelo chamou a si os holofotes e começou o seu festival de erros.. estragando assim um jogo que estava a ser bastante interessante. Foi o caos total. E no final, mais do que prejudicar esta ou aquela equipa, quem saiu a perder foi o próprio futebol e o espectáculo em si. Nem sequer pode se dizer que foi um daqueles jogos difíceis de apitar. Os jogadores não estavam a ser demasiado duros. Não houve rodinhas, nem pressões no arbitro. Foi tudo incompetência. 

Como querem que se discuta a magia do futebol, quando senhores como este, fazem exibições destas? É preciso mais competência na arbitragem em Portugal. Eu gostava de poder estar aqui a escrever um artigo sobre as belas exibições de alguns jovens em ascensão, como Ricardo Horta, avançado do Setúbal de apenas 19 anos que ontem fez o que quis da defesa do Sporting e ia marcando ainda um golão. Mas não consigo. Depois de tudo o que se passou, não consigo deixar de ficar indignado e expressar esta revolta. É preciso acabar com isto o mais rápido possível. Devolvam o espectáculo aos jogadores...




Sem comentários:

Enviar um comentário

Toque Mágico 2014 | Design por