Últimas Publicações

7 de março de 2014

Cristiano Ronaldo: Cada vez mais Lenda



Com os dois golos no amigável contra Camarões, Cristiano Ronaldo passou a ser o melhor marcador de sempre da Selecção Nacional, ultrapassando Pauleta, tendo neste momento 49 golos em 110 partidas (foi titular em 100 delas, o que é verdadeiramente impressionante!) - apanhou Fernando Couto no número de internacionalizações, sendo que à sua frente se encontra apenas Luís Figo, com 127 jogos por Portugal. Recorde esse que também deverá ser batido por Cristiano Ronaldo até final do próximo ano. Ora vejamos em que estado poderá Ronaldo deixar os seus recordes, tendo em conta que tem 29 anos neste momento, pelo que deverá fazer no mínimo mais 4 épocas, jogando (esperamos nós) mais 2 mundiais (2014+2018) e mais um europeu (2016), sendo que não é totalmente descabido acreditar que possa ainda jogar no Euro 2020, uma vez que é uma verdadeira máquina. Apesar de ir perder capacidade de explosão, certamente irá adaptar o seu jogo e continuar a jogar a um nível muito elevado até sensivelmente aos 35 anos (2020):

  • Ora só em fases de qualificação são aproximadamente 12 jogos, o que dá um total de 36 jogos. Ora contemos com algumas lesões e uma ou outra suspensão, e até porque não sabemos como serão futuras qualificações (teremos playoffs ?) fazemos a conta a 26 jogos.
  • Temos ainda as fases finais. Esperando que Portugal jogue em todas, fazendo a conta a 5 jogos (por exemplo, no Euro 2016, serão 24 equipas, e não as 16 habituais, logo é bem provável que Portugal dispute mais jogos) temos um total de 20 jogos. É de esperar que Ronaldo jogue todos, mas indo por baixo, contamos apenas 12 jogos.
  • Restam os jogos amigáveis, onde Ronaldo é muitas vezes "obrigado" a jogar, uma vez que é figura máxima da nossa selecção e um dos melhores jogadores de sempre, sendo que a nossa federação recebe milhões por amigáveis (lembram-se do jogo com o Gabão?) só porque tem lá Cristiano Ronaldo. Contado a cerca de 3 amigáveis por ano, até 2020 temos 5 anos e uns meses, logo fazemos a conta a aproximadamente 15 amigáveis, dos quais esperamos que Ronaldo faça parte em 10 jogos.
Temos então uma estimativa de mais 48 jogos desde 2014 até 2020 o que dá uma média aproximada de 7 jogos por ano (actualmente Ronaldo tem uma média de 10 jogos por ano pela nossa selecção). Tendo em conta a sua média da selecção - 0.45 golos por jogos, serão de esperar aproximadamente mais 22 golos. Juntando aos números actuais é esperado que Cristiano Ronaldo deixa a selecção nacional com uns impressionantes 158 jogos e 71 golos marcados pulverizando as anteriores marcas de Luís Figo e Pauleta (127 jogos e 47 golos) em 31 jogos e 24 golos!!!

A tudo isto falta juntar um Mundial ou um Europeu. Será que Ronaldo vai conseguir juntar algum título na Selecção a este números estratosféricos, corando-se ai, e sem qualquer dúvida, como o melhor jogador português de todos os tempos?




Sem comentários:

Enviar um comentário

Toque Mágico 2014 | Design por