Últimas Publicações
Mostrar mensagens com a etiqueta Sporting. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Sporting. Mostrar todas as mensagens

14 de agosto de 2014

Rojo:Clube vs Fundo

A Doyen Sports, fundo que colocou Marcos Rojo no Sporting, lançou um comunicado, esta quarta-feira, em que responde a Bruno de Carvalho, presidente do emblema de Alvalade que deixou ataques a este tipo de empresas, na última noite, em entrevista à Sporting TV
«A Doyen não interfere, nunca interferiu nem pretende interferir em nenhum clube nem na tomada de qualquer decisão. Os contratos da empresa são transparentes, claros e, contrariamente a outros concorrentes, defendem a total independência dos clubes na tomada de decisões», explica a Doyen no comunicado onde recorda o apoio financeiro que tem dado ao clube do leão.
«Sem a intervenção da Doyen, através do financiamento, o Marcos Rojo não seria jogador do Sporting. Mas mais ainda, em simultâneo realizámos outras operações com o Sporting entre as quais um empréstimo ocasional para o clube poder fazer face às dificuldades de tesouraria que tinha no momento;»
A Doyen deixa ainda um aviso a Bruno de Carvalho: «Queremos deixar claro que não hesitaremos em usar todos os recursos legais ao nosso dispor para defender integralmente todos os nossos interesses e direitos».

Ler Mais ...

5 de agosto de 2014

Sporting 2014/2015

O Sporting perde esta temporada o epíteto de outsider entrando directamente no rol de candidatos ao título. Com a fama de ter um plantel eternamente jovem, isso começa a não ser inteiramente verdade, já que a equipa entra a passos largos em fase de maturação.

Neste momento, e correndo o risco desta análise se tornar completamente desactualizada (como a do Benfica), se tentasse formular um 11 titular para o Sporting corria o sério risco de não colocar qualquer reforço na equipa, já que os novos jogadores aparecem para suprir eventuais saídas ou reforçar algumas posições em papeis teoricamente secundários, criando alternativas para o incremento esperado de jogos durante esta época.

Numa análise superficial e pouco honesta, este facto poderia tornar-se um corta entusiasmo, mas na realidade não o foi, já que está claramente visível que a equipa parte com a motivação em alta, tem jogado bonito, organizado e de forma consistente, empolgando-se e também aos adeptos. Isto parece muito bonito quando estamos de fora, mas parece que o Presidente Bruno de Carvalho tem acertado nas acções (embora por vezes exagere nos discurso), algo que o clube desesperadamente precisava. Surpreendeu-me um pouco pelo investimento feito, algo contra-natura com o passado recente, pois parece ter retirado espaço a algumas alternativas, no mínimo, interessantes que lentamente surgem na equipa B do clube, estando inclusive neste momento com saldo negativo nas transferências (relembro que William ainda permanece no plantel, e as alternativas à sua saída já estão contratadas).
 
Começando a análise mais específica pelo treinador, parece-me que BdC acertou em cheio. Marco Silva veio manter a estrutura da equipa, alterando ligeiramente o estilo de jogo para um futebol mais ofensivo e lateralizado, mais jogo na linha, jogadas mais rápidas, jogo mais fluído. O discurso é coerente, ambicioso e sem cair no populismo fácil. Começa aqui a sua prova de fogo, pode neste capítulo da sua carreira definir todo o seu futuro.
 
Na baliza não há qualquer alteração, e nesta fase da janela de transferência não vislumbro hipótese de grande negócio, pelo que aparentemente Patrício se manterá dono e senhor da baliza verde. Mesmo saindo Patrício, Boeck tem tudo para fazer uma época tranquila, mas já seria necessária uma incursão no mercado para encontrar uma alternativa.
 
Na defesa entram Paulo Oliveira, Naby Sarr (e não Nabiçá como insistentemente pronunciam o seu nome na comunicação social) e quiçá Rabia, que também pode dar uma perninha a trinco fazendo o papel de Dier que optou por partir para terras de senhora Majestade.  A eventual saída de Rojo está acautelada. Se Rojo sair, pelo menos numa fase inicial, a qualidade defensiva será certamente menor, mas o potencial de evolução de todos os jogadores chegará certamente para rapidamente encurtar diferenças. Noto também a aparente falta de alternativas para as defesas laterais, que agora parecem destinadas a abrir espaços a jogadores da equipa B.
 
No meio há a entrada de dois nomes sonantes, Rosel, trinco com a escola do Barcelona, um jogador equilibrado, posicional, muito competente, aparentemente um clone (com a devida distância) de William, contratado para o substituir em caso de necessidade, e especialmente Gauld o jovem escocês com um toque de bola entusiasmante, que todos esperam que seja capaz de gradualmente mostrar todo o potencial que todos lhe reconhecem. Ter sido a contratação mais cara do clube pode não o ajudar, especialmente não se vislumbrando entrada directa no 11, mas se tiver vontade, paciência e cabecinha, deverá ser uma questão de tempo até entrar na equipa (com tempo não digo que seja esta época). Slavchev nunca me pareceu um jogador capaz de tirar Adrien ou André Martins da equipa inicial, mas com o acumular de jogos pode desempenhar um papel importante na rotação de equipa. Shikabala aparece com esperança de ter um papel mais importante na equipa, mas o seu posicionamento em campo remete mais para jogos em que seja necessária alguma alteração táctica, não me parece que passe de suplente utilizado esporadicamente.
 
No ataque entra o surpreendente Tanaka, que neste momento começa a dar dores de cabeça ao treinador pela excelente pré-época que está a efectuar para fazer concorrência à nova coqueluche da massa associativa, Slimani, que há uma época atrás ninguém esperava ver no papel que desempenha hoje. Montero aparece remetido para um papel secundário, ultrapassado pelo argelino, no entanto ainda há a duvida acerca da continuidade de Slimani. BdC não parece interessado em o deixar sair, pois há a hipótese real do clube encurtar etapas e montar uma séria candidatura ao título, filme em que Slimani desempenharia certamente papel principal. Nas alas mantém-se tudo igual, com a eterna venda Capel a manter-se e aparentemente como titular, um renovado Carrilho muito mais consistente e o explosivo Mané que procura afirmar-se definitivamente esta temporada.
 
São justas as expectativas criadas pela massa adepta do clube. Parafraseando o mítico Paulo Bento, este Sporting está forte, e não me surpreenderia ver uma entrada de rompante na liga. Fruto de planeamento antecipado, não precisa de andar a correr atrás de nada, ou a construir equipas. Está tudo feito e nada se inventa. Será desta?
Ler Mais ...

18 de abril de 2014

O Renascer das cinzas

Sporting, Liverpool e Roma partiram para esta época apenas com ambições de conquistar títulos a nível interno. As três falharam o acesso às competições europeias após anos desastrosos.

Ora, se falhar uma Liga dos Campeões ou uma Liga Europa traz enormes prejuízos financeiros, a equipa poderá tirar partido de um menor desgaste físico em relação aos seus adversários.
A poucas semanas de os principais campeonatos da Europa estarem a terminar, assistimos a algo que poucos (ou nenhuns) esperavam no início de Agosto. O Liverpool, que actualmente deve ter triplicado o seu número de fãs, está a um pequeno passo de conquistar o título inglês, algo que lhe foge desde 1990, ultrapassando os tubarões milionários do City e do Chelsea. Em Itália, e embora já praticamente afastada do título, a Roma ocupa o segundo lugar de forma isolada, sendo que chegou a ser líder durante as primeiras jornadas do campeonato. Para quem acabou a época passada num tímido sexto lugar, não será de todo uma época perdida. À semelhança da Roma, o Sporting também tem quase garantido o segundo lugar, o que lhe dará entrada directa na Champions. Depois da pior classificação de sempre da sua história, o Sporting tem apresentado uma consistência nada habitual nos últimos anos (lembram-se do medo de jogar em Alvalade? Este ano ainda não perderam em casa), e que até poderia ser campeão, não estivesse no mesmo campeonato deste Benfica. Na nossa vizinha Espanha, embora em condições diferentes dos anteriores clubes, o Atlético de Madrid lidera o campeonato (última vez campeão em 96) e está ainda numa meia-final da Liga dos Campeões. Poderíamos ainda referir o Arsenal, que até certa altura sonhou com o título, mas que acabou por deixar fugir o comboio dos primeiros.

Em curva descendente podemos referir o Porto, o Barcelona, o Manchester United e o Milan, que podem acabar a época sem nenhum título de relevo e até mesmo falhar as competições europeias (para o ano quem sabe se não estaremos a falar do renascimento do United?).

Ao que parece, falhar uma competição europeia durante um ano até poderá ter um efeito positivo nas equipas, mas só o futuro dirá se esta época foi um mero acaso ou o início de uma nova era.


Em relação à próxima época, será interessante assistir a uma Liga dos Campeões com estes clubes, e ao que todos esperamos, de novo com três equipas portuguesas na fase de grupos.
Ler Mais ...

17 de abril de 2014

Formar Para Ganhar

A formação no futebol, é um tema que poderia ser mais abordado na comunicação social. Sobre a formação, podemos enumerar as suas vantagens, como uma possível garantia da qualidade nas selecções nacionais, ou que é uma forma de evitar a contratação de dezenas de estrangeiros (muitos deles desconhecidos) para um plantel. Por outro lado, também podemos referir que é uma política que nem sempre traz retorno financeiro e que poderá demorar a ser bem-sucedida, o que leva as equipas a optarem por outros caminhos.

Em Portugal, foi da academia do Sporting que saíram alguns dos melhores jogadores do nosso país. Se o Sporting os aproveitou da melhor maneira, ou se deles conseguiu bons encaixes financeiros, a conversa já é outra. Actualmente, e fruto do investimento na formação, as camadas jovens do Benfica têm dado que falar, seja pelos bons resultados obtidos, seja pela grande presença nas convocatórias nacionais.
No entanto, a transição de júnior para sénior (embora as equipas B atenuem esse efeito), continua a ser o problema para muitos jovens desportistas. Uns perdem-se em empréstimos sucessivos, outros arruínam praticamente as suas carreiras através de (maus) empresários, outros não aguentam a mudança de ritmo e de pressão.

No campeonato nacional, temos assistido a uma maior aposta das equipas nas camadas jovens, ou em jogadores no seu 1º/2º ano de sénior. Veja-se a boa carreira do Vitória de Setúbal, onde se têm destacado jogadores como João Mário ou Ricardo Horta.
Em relação ao futuro dos três grandes, o Sporting parece ser o que irá continuar a apostar forte na formação, o que poderá permitir ao clube encaixar bons encaixes financeiros e diminuir o fosso para Porto e Benfica. Em meio ano, conseguiram potenciar e lucrar com o Bruma e o Ilori, e neste ano, William e Mané seguem o mesmo caminho. Quanto ao Benfica, é provável que pouco a pouco vá apostando nos seus jovens, mas não é algo que aconteça de uma época para outra. Já o Porto, e tendo em conta o passado recente do clube, não é muito expectável vermos um jovem produto da formação na equipa principal.

Poderá uma equipa ganhar títulos só apostando na formação, ou tem de juntar a ela experiência e jovens com talento de outros países? Até que ponto é rentável apostar na formação?
Ler Mais ...

8 de abril de 2014

Sporting: Próxima Época (Parte 1)



Estamos a chegar ao final de mais uma temporada. Em alguns países, como por exemplo, na Alemanha, já temos Campeão desde Março (já lá vão algumas jornadas..). Em Portugal apesar de não estar ainda nada definido, é como se já tivesse. O Benfica vai embalado, e leva 7 pontos de avanço do Sporting (que são como 8 pelo confronto directo), quando só faltam disputar 12 pontos / 4 jogos - para o Sporting sonhar em ser Campeão, o Benfica só poderia ganhar 1 jogo, dos que lhe faltam para o campeonato. Praticamente impossível. Sporting que também segue confortável no terceiro lugar, com 8 pontos de vantagem do Porto. Para além disso, assegurou para já, a presença no Playoff de acesso à Liga dos Campeões, mas o mais provável é que consiga entrar directamente na fase de grupos se mantiver o segundo lugar (e com isto, fazer praticamente 10M € só em prémio de presença).

É altura então de começar a preparar a nova época. E tudo começa com a óptima notícia da venda de Elias para o Corinthians, por 4M € por 50% do passe, ficando o Sporting em qualquer encargo (Elias só poderá competir em Julho, quando a época de transferências voltar a abrir). Segundo a direcção do Sporting, o clube irá poupar 8M € em salários. E esta direcção fecha assim talvez o ultimo dossier, da pesada herança que Godinho Lopes deixou. Dos vários negócios ruinosos, sobram os menos maus:

  • Labyad - Encontra-se emprestado ao Vitesse, da Holanda, até 2015, e tem jogado com bastante regularidade. Para além disso, é um jogador ainda jovem, e com bastante potencial, e mais importante, tem mercado, pelo que será possível ao Sporting ainda fazer um bom encaixe financeiro com ele. Se viesse com outra mentalidade, era jogador para ser muito útil ao Sporting. O seu grande problema é o elevado salário (fala-se em 2M € ano..) aliado a um baixo rendimento desportivo (e muitas saídas à noite...). Será para vender (com muita pena minha), pois não tem mentalidade competitiva para jogar no Sporting - pelo menos enquanto cá esteve nunca o demonstrou...
  • Viola - Outro jogador emprestado, neste caso ao Racing, da Argentina. Apesar de tudo, já se fala que deverá fazer parte do Plantel Principal da próxima época. Não terá um salário tão elevado como outros elementos, mas não foi dos melhores negócios de Godinho Lopes. Veremos se fará parte do plantel da próxima época, até porque com competições europeias será necessário dar mais profundidade ao mesmo. E como é um jogador com características interessantes (rápido, bom drible, aparece na zona de finalização) terá pelo menos uma oportunidade para demonstrar o seu valor. Eu, acredito que fique.
  • Rubio - Praticamente na mesma situação que Viola. Mais estranho é como é que este jogador perdeu espaço, depois de ter feito uma excelente pré época quando veio para o Sporting (ainda era Junior!). Não há muito a dizer, deverá ter novamente uma oportunidade na próxima época para demonstrar o seu valor, pois tem bastante potencial e ainda tem apenas 19 anos.
  • Miguel Lopes - Talvez o caso mais bicudo. Veio para Alvalade em troca por Izmailov e pelos vistos, se o Sporting o vender, terá que pagar ao Porto uns bons trocos (falam-se em 5M €). Para alem disso, tem um ordenado milionário - 1M € ano, o que é demasiado para este Sporting. Posto isto, a única solução é o empréstimo do jogador, como aconteceu este ano ao Lyon. O problema é que faltam mais 4 anos de contrato. Será que o Sporting conseguirá voltar a emprestar Miguel Lopes? Ou será que o jogador irá baixar o ordenado para ficar em Alvalade? Na minha opinião certamente que irá ser emprestado de novo da próxima época.
E com isto termina aqui uma primeira análise ao que será a próxima época do Sporting. Na segunda parte irei rever o plantel do Sporting, e possíveis saídas e entradas na equipa.



Ler Mais ...

26 de março de 2014

O Leão está de regresso



Depois de uma época 2012/2013 terrível, o Sporting garantiu este fim de semana o regresso às Competições Europeias, sendo que é quase certo que pelo menos vá disputar a terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões. É de extrema importância para o clube, pois com o caos que impera nas suas finanças, quer a Liga dos Campeões quer a Liga Europa são fundamentais para aumentar a entrada de dinheiro no clube. Obviamente que muito mais a Liga dos Campeões, cuja a entrada na fase de grupos da prova garante quase 10 Milhões de Euros, fora outros prémios como por exemplo o prémio por vitória num jogo, mas também a Liga Europa será importante, pelo menos permitirá ao Sporting mostrar os seus jogadores, e quem sabe juntar o Troféu que lhe escapou das mãos na final em Alvalade de 2005..

Ambas as competições formam a maior montra do futebol europeu, e está na altura de o Sporting conseguir fazer encaixes (constantes) ao nível de Benfica e Porto, na ordem dos 20-40M €. Até porque se formos ver a maior venda de sempre do Sporting, Nani, foi para Manchester por "apenas" 25M € que é quase metade do que custou James Rodriguez ao Mónaco, ou Witsel ao Zenit. E olhando para o TOP10 de vendas do Sporting encontramos as vendas de Bruma e Illori, com meia dúzia de jogos pela equipa principal por cerca de 20M € no total, que apesar de terem sido boas vendas, tendo em conta o que tem sido o Sporting, espelham bem a falta de capacidade de valorização de jogadores que o clube tem. Se tivessem ficado mais uns anos no clube, e com jogos na Liga Milionária, poderiam facilmente ter rendido o triplo, pois qualidade não lhes falta.

Posto isto, com a nova direcção de Bruno de Carvalho e o comando de Leonardo Jardim, o Sporting conseguiu acertar o passo, e ruma agora na direcção correcta. Segundo lugar da liga, 5 pontos à frente do Porto, terceiro classificado, e 11 do quarto, o Estoril, e já leva quase o dobro dos pontos da época passada, jogadores como William Carvalho andam nas bocas do mundo, tendo vários gigantes atrás dele (O Manchester United anda "louco" com ele), espelham bem aquilo toda esta transformação do Leão. Na próxima época poderemos ver jovens formados em Alvalade como João Mário, Carlos Mané ou Eric Dier espalhar a sua "magia" nos relvados internacionais, e com isto voltar a por o nome do Sporting no mapa.

E ainda bem, para o futebol nacional, que quanto mais competitivo melhor. Esperemos que o Sporting consiga nos próximos 4-5 anos atingir o nível de Benfica e Porto, e que mesmo equipas como o Estoril, conseguiam estabelecer-se, tal como conseguiu o Braga.

No entanto para já, certo é que o rugido do Leão irá ouvir-se de novo pela Europa fora.
Ler Mais ...

17 de março de 2014

Slimani: A força da crença



Slimani não é nenhum craque. Não é um virtuoso nem um mágico da bola. Nunca passou por grandes equipas na Argélia, nem teve uma boa formação, pelo menos do ponto de vista futebolística. No entanto é uma verdadeira força da natureza. É daqueles jogadores que contagia os adeptos, com toda a sua garra, a sua vontade, e toda a sua simplicidade e humildade. Pode não ter muita técnica, nem velocidade. Mas é um lutador, nunca dá o jogo como perdido, e aliando estas características com um jogo de cabeça fenomenal, o Sporting tem aqui uma verdadeira Arma Mortífera.

Até à bem pouco tempo era um perfeito desconhecido de praticamente todos os Portugueses. E quanto chegou, até foi apelidado de tosco, e muitos disseram que não tinha nível para jogar no Sporting. Mais, o seu colega de selecção, Ghilas até era dos jogadores mais preferidos pelos adeptos para reforçar a equipa de Alvalade.

No entanto, Slimani tem calado tudo e todos. Se ao inicio, demorou a convencer, agora já não engana. Bem tinha ele razão em pedir oportunidades, e que acreditava que poderia ser titular neste Sporting, mesmo quanto tinha 1 ou 2 golos marcados, contra os 13 que Montero levava. Desde então, já marcou 9 golos em 24 partidas (7 no campeonato e 2 nas taças), sendo que conta apenas 925 minutos de jogo e leva de momento 4 jogos seguidos a marcar. Mas os seus golos tem sido importantíssimos. E mais que os golos, a sua atitude em campo tem sido fulcral para o Sporting conseguir reunir os pontos suficiente para neste momento ser 2º classificado com uma vantagem de 5 pontos para o Porto. Luta como ninguém, deixa tudo em campo, vai sempre à procura da bola, não se esconde do jogo, e mesmo com os seus defeitos, tem sido ele a trazer as vitórias.

Se no inicio da época foi Montero a "carregar" o Sporting às costas com os seus golos, neste momento tem sido Slimani e os seus cabeceamentos a manter o Sporting no 2º lugar da tabela. E tal como o futebol actualmente apresentado pelo Sporting, apesar de não ser nada de especial, tem sido eficaz, e o suficiente para ir somando golos e triunfos. Fica aqui o merecido elogio a Slimani por todo o seu trabalho e entrega.

E com isto, o Sporting, está cada vez mais próxima da entrada directa na Liga dos Campeões. E se o Benfica escorrega hoje com o Nacional....... Sonhar ainda não paga imposto.
Ler Mais ...

10 de março de 2014

Devolvam o espectáculo aos jogadores...



No desporto em geral, e no futebol em particular, os atletas são os grandes artistas do espectáculo. São eles que encantam a plateia, com os seus malabarismos e jogadas geniais. São por eles que o pública grita, e são eles que enchem os sonhos de milhões de jovens que querem seguir as pisadas dos seus ídolos. No entanto, e muito infelizmente, nem sempre isso se verifica. Certos jogos têm como artista principal o senhor o apito.. Vestido de preto, ou amarelo fluorescente, como que desde logo a querer chamar a atenção para ele.

Ora, este fim de semana, deu-se mais um destes espectáculos infelizes num jogo da Primeira Liga portuguesa. E nos últimos anos não têm sido poucos. Vitória Setúbal contra Sporting, um jogo que prometia ser bastante interessante:
  • De um lado, tínhamos frente a frente os dois candidatos que mais votos reuniram nas ultimas eleições presidenciais no Sporting. Bruno de Carvalho, o vencedor, no banco do Sporting, como é costume, e José Couceiro, derrotado nas eleições e agora treinador do Vitória.
  • O Sporting, com algumas vitórias sofridas nas ultimas jornadas, encontra-se numa fase menos boa enquanto que o Vitória tem estado em grande a jogar em casa, sendo que a sua ultima derrota foi contra o Benfica, em Dezembro de 2013. Portanto adivinhava-se um jogo complicado para o Sporting.
  • Dois irmãos, ambos formados no Sporting, apresentavam-se como rivais. João Mário, emprestado ao Setúbal, e Wilson Eduardo, a fazer a sua primeira época na equipa principal de Alvalade iriam-se defrontar em campo
Estes ingredientes chegavam e sobravam para termos um jogo interessante, como os primeiros minutos demonstraram. O Vitória entrou mais forte, e criou mesmo mais perigo que o Sporting. Mas a partir da meia hora, tudo descambou. O senhor de amarelo chamou a si os holofotes e começou o seu festival de erros.. estragando assim um jogo que estava a ser bastante interessante. Foi o caos total. E no final, mais do que prejudicar esta ou aquela equipa, quem saiu a perder foi o próprio futebol e o espectáculo em si. Nem sequer pode se dizer que foi um daqueles jogos difíceis de apitar. Os jogadores não estavam a ser demasiado duros. Não houve rodinhas, nem pressões no arbitro. Foi tudo incompetência. 

Como querem que se discuta a magia do futebol, quando senhores como este, fazem exibições destas? É preciso mais competência na arbitragem em Portugal. Eu gostava de poder estar aqui a escrever um artigo sobre as belas exibições de alguns jovens em ascensão, como Ricardo Horta, avançado do Setúbal de apenas 19 anos que ontem fez o que quis da defesa do Sporting e ia marcando ainda um golão. Mas não consigo. Depois de tudo o que se passou, não consigo deixar de ficar indignado e expressar esta revolta. É preciso acabar com isto o mais rápido possível. Devolvam o espectáculo aos jogadores...




Ler Mais ...

9 de março de 2014

Atropelo e fuga terá "bonfim"?


Domingo em grande, com os três grandes em ação.

Ainda com o sol a raiar iniciaram-se as partidas que envolviam os dois primeiros classificados da tabela, ambos com tarefas complicadas. Mais tarde, e com tarefa teoricamente mais fácil, o Porto regressava aos jogos da primeira liga após o desaire de Guimarães e na ressaca do despedimento de Paulo Fonseca.

Com Luís Castro a estrear-se ao comando do Porto, os azuis e brancos despacharam o Arouca por expressivos 4-1. Resulto enganador para o que se passou em campo. O Porto abriu o ativo por Quaresma na conversão de uma grande penalidade (começa a ser imagem de marca!) tendo ampliado para 2-0 por Carlos Eduardo. Ainda no primeiro tempo, Rui Sampaio reduziu para 2-1 e devolveu incerteza ao marcador. Ao mesmo tempo reavivaram-se fantasmas sobre a equipa que nem (mais) uma grande penalidade - desperdiçada incrivelmente por Quaresma - conseguiu afastar. Na segunda parte a exibição do Porto deixou muito a desejar e, após oportunidades nas duas balizas e já próximo do final da partida, Quaresma (primeiro) e Jackson Martinez (depois) selaram o resultado final.

Antes do jogo do Dragão já o Sporting (com a surpresa de Montero no banco) deixara dois pontos em Setúbal. Jogo muito polémico em que dos quatro golos só um não é duvidoso (a bola de Slimani que resulta no 1-0 parece não entrar na baliza), já que todos os outros parecem irregulares (por fora de jogo de Rafel Martins ou inexistência de falta para marcação de grande penalidade nos lances que originaram os golos de Adrien Silva e Ricardo Horta). Já antes um golo limpo foi invalidado a Adrien Silva. No meio de tanta polémica (que fará correr tinta ao longo da semana) fica a clara sensação de que o Sporting não fez tudo o que devia para conquistar os três pontos, num campo e contra um adversário que já se sabia seria muito difícil.

Ao mesmo tempo o Benfica despachou o Estoril (sensação da Liga) por duas bolas a zero, com Luisão e Rodrigo a assinarem os golos. Com o Estádio da Luz a apresentar uma excelente casa (mais de 56 mil espetadores) - com adeptos muito animados - o Benfica cedo mostrou ao que vinha e assinalou uma excelente exibição perante um Estoril com muita bola e poucas ideias. O Benfica desperdiçou várias ocasiões e só um golo mal anulado a Lima impediu que o marcador atingisse números mais expressivos.

Com estes resultados o Benfica é (ainda) líder, alargando para 7 pontos a diferença pontual para o Sporting e mantendo os 9 pontos de avanço para o Porto.
Um boa exibição, "atropelando" a sensação do campeonato e fugindo ao perseguidor mais direto. Será que este ano o jogo com o Estoril marcará o início de um "bonfim"? Ainda é cedo para responder e cá estaremos para ver o que as últimas jornadas nos reservam, sendo que a próxima acena já com apetitosos (e decisivos?) Sporting-Porto e Nacional-Benfica!

Ler Mais ...

7 de março de 2014

22.ª jornada à lupa

Estádio da Luz recebe jogo grande da 22.ª jornada
A 22.ª jornada da Liga Zona Sagres arranca esta noite, às 20h00, com um Rio Ave - Académica. Um encontro que, em caso de vitória dos vilacondenses representará a garantia da permanência no escalão máximo do futebol nacional.

Mas os grandes aperitivos desta ronda estão reservados para domingo, quando os três grandes entrarem em campo. Dragão (às 19h15) e Luz (às 17h00) serão os alvos das principais atrações. No Porto espera-se com ansiedade o resultado da chicotada psicológica que afastou Paulo Fonseca do comando e colocou no leme Luís Castro.

Pela frente o campeão nacional vai ter o Arouca de Pedro Emanuel, que deverá ser presa fácil e poderá servir para reabilitar a moral de um Dragão ferido. A equipa de Arouca tem uma missão difícil pela frente, mas a verdade é que começam a faltar-lhe jornadas para assegurar a permanência no escalão principal em ano de estreia.

O prato principal da jornada será servido na Luz. Frente a frente 1.º e 4.º classificado. O Benfica de Jorge Jesus vai receber o surpreendente Estoril (39 pontos, 11 vitórias, 6 empates, 4 derrotas). O líder isolado do campeonato tem pela frente um adversário complicado que esta época já roubou cinco pontos ao FC Porto (2 no António Coimbra da Mota e 3 no Dragão) e dois ao Sporting (0-0 no António Coimbra da Mota).

Estoril que surgirá na Luz não só motivado por mais uma excelente prestação no campeonato, mas também pelos rumores que dão como certo o treinador Marco Silva no FC Porto a partir da próxima época. O jovem treinador não quererá, com toda a certeza, deixar os seus créditos por mãos alheias e tudo irá fazer para que os seus pupilos voltem a dar uma excelente réplica aos encarnados.

O Sporting, por seu turno, desloca-se a Setúbal para defrontar o Vitória local, procurando dar continuidade aos bons resultados e tentar a aproximação ao líder, que jogará à mesma hora (17h00). Leonardo Jardim tem uma grande dor de cabeça para gerir já que Heldon e Maurício podem falhar o clássico da próxima jornada se virem amarelo em Setúbal.

Nos restantes jogos, o Braga recebe amanhã o Nacional, enquanto o Belenenses se desloca a Olhão. O Paços de Ferreira - Gil Vicente é o outro jogo agendado para domingo, enquanto o Marítimo - Guimarães (20h00) encerra a jornada 22 na segunda-feira.

À partida para esta jornada a classificação está assim:
PosClubeJVEDPts.
1Benfica21164152
2Sporting21145247
3Porto21134443
4Estoril21116439
5Nacional21810334
6V. Guimarães2193930
7Braga21831027
8Marítimo2176827
9Académica2176827
10V. Setúbal21741025
11Rio Ave21651023
12Gil Vicente21641122
13Arouca21471019
14Belenenses21371116
15Olhanense21441316
16P. Ferreira21441316

Deixamos, de seguida, os jogos, horários e transmissões televisivas da jornada.

JORNADA 22
RIO AVE07/MAR
20H00
SPORTTV
ACADÉMICA
BRAGA08/MAR
20H15
SPORTTV
NACIONAL
OLHANENSE09/MAR
16H00
BELENENSES
P. FERREIRA09/MAR
16H00
GIL VICENTE
BENFICA09/MAR
17H00
BENFICA TV
ESTORIL
V. SETÚBAL09/MAR
17H00
SPORTTV
SPORTING
PORTO09/MAR
19H15
SPORTTV
AROUCA
MARÍTIMO10/MAR
20H00
SPORTTV
V. GUIMARÃES
Ler Mais ...

5 de março de 2014

A reviravolta do Sporting



O Sporting conseguiu este fim de semana mais uma vitória arrancada a ferros, com muita garra e capacidade de superação da equipa às ordens de Leonardo Jardim. Depois de ver o Braga marcar um golo com muita sorte a mistura, o Sporting conseguiu ir atrás do resultado e consumar a reviravolta já na segunda parte. Apesar de não apresentar um futebol vistoso, é uma equipa muito pragmática, que não precisa de muitas oportunidades para conseguir o golo. E acima de tudo é uma equipa que acredita, acredita sempre na vitória, e até ao último minuto. Ora vejamos:


  • 1ª Jornada da Liga, Sporting recebe o Arouca em Alvalade. Arouca, que se estreia na Primeira Liga, começa o jogo com um golo, e com ele, voltam a Alvalade os fantasmas de épocas passadas. No entanto, a equipa deu a volta ao resultado, conseguindo uma goleada, 5-1 resultado final.
  • 6ª Jornada da Liga, Sporting vai à Pedreira. O Braga, depois de eliminado da Liga Europa precocemente, foca o seu objectivo no Campeonato e nas Taças. Depois de 3 jogos menos bons, onde a equipa de Alvalade apenas conseguiu 5 em 9 pontos (Empates com Benfica e Rio Ave, Vitória contra Olhanense) e exibições mais fracas, comparando com as primeiras duas jornadas, Braga foi um teste importante à real capacidade deste Leão. Sporting marca cedo, mas Alan empata ainda na primeira parte. Sporting parte em busca do 2º golo, que foi conseguido apenas aos 86 minutos, com um grande golo de Cédric.
  • 9ª Jornada da Liga, Sporting recebe o Marítimo. Sporting vinha de uma derrota no Dragão por 3-1, e se não queria perder o comboio, tinha que vencer. Começa o jogo bem com um golo, mas acaba por sair para o intervalo a perder. Na segunda parte, consegue a reviravolta, com um golo de Slimani e outro de Adrien (penalty).
  • 4ª Eliminatória da Taça, Sporting vai à Luz. Apesar de ter acabado por perder o jogo no prolongamento, este jogo demonstrou bem o que é o Sporting desta temporada. A ver-se a perder por 3-1 ao intervalo (Hat-trick de Cardozo), Sporting volta para a segunda parte com outra atitude e muito garra, conseguindo chegar ao empate aos 92 minutos, atraves de Slimani. Maurício marcara o segundo golo.
  • 10ª Jornada da Liga, Sporting vai a Guimarães. Uma deslocação sempre difícil, onde o Sporting só conseguiu garantir os 3 pontos ao minuto 90, através de Slimani.
  • 16ª Jornada da Liga, Sporting vai a Arouca. Jogo que decorreu debaixo de um dilúvio, num campo que se tornou praticamente num batatal. Tal como em Alvalade, Arouca começou melhor e chegou mesmo ao golo. No entanto, o Sporting chegou rapidamente ao empate por Rojo e o inevitável Slimani carimbou a vitória já na segunda parte.
  • 3ª Jornada da Taça da Liga, Sporting vai a Penafiel. Jogo muito importante para os Leões pois necessitavam de ganhar (por mais que o Porto) para passar às Meias Finais da Taça da Taça da Liga. No entanto, começou mal, com um golo do Penafiel (equipa da Segunda Liga). Apesar desse percalço, o Sporting deu a volta e chegou aos 3-1, que não chegaram para passar para próxima fase.
  • 20ª Jornada da Liga, Sporting vai a Vila do Conde. Jogo que vai empatado para o intervalo, mas em que o Sporting sofre um golo logo no inicio da segunda parte. Para muitas equipas poderia ser um rude golpe, mas para o Sporting foi o que lhe deu forças para trazer os 3 pontos. Apesar de não apresentar um futebol bonito, conseguiu superiorizar-se ao Rio Ave e fazer o que é mais importante no futebol: marcar mais golos que o adversário.
  • 21ª Jornada da Liga, Sporting recebe o Braga. Jogo praticamente idêntico ao jogo com o Rio Ave. Sporting sofre um golo quase a ir para o Intervalo e volta da segunda parte com as ganas todas para conseguir os 3 pontos, que conseguiu com sucesso.
Como podem ver, são bastantes jogos (9) em que a equipa de Alvalade conseguiu de algum modo recuperar de um resultado negativo (apenas por uma das vezes não obteve a vitória, no jogo contra o Benfica para a Taça). E é muito importante para uma equipa que está em reconstrução, que apresenta muitos jovens na equipa, estas pequenas vitórias, acabam por ser um enorme crescimento para os jogadores, e acima de tudo dão-lhes confiança, confiança essa que não existia no Sporting o ano passado, que se via a perder, e no entanto, não demonstrava atitude. Podemos dizer que esta equipa, montada e organizada por Leonardo Jardim, dá a cara ao lema do Leão: Esforço, Dedicação, Devoção e Glória. Para já, muito Esforço e Dedicação tem sido demonstrado. Falta atingir a Glória. 
Ler Mais ...
Toque Mágico 2014 | Design por