Sporting, Liverpool e Roma partiram para esta época
apenas com ambições de conquistar títulos a nível interno. As três falharam o
acesso às competições europeias após anos desastrosos.
Ora, se falhar uma Liga dos Campeões ou uma Liga
Europa traz enormes prejuízos financeiros, a equipa poderá tirar partido de um
menor desgaste físico em relação aos seus adversários.
A poucas semanas de os principais campeonatos da Europa estarem a terminar, assistimos a algo que poucos (ou nenhuns) esperavam
no início de Agosto. O Liverpool, que actualmente deve ter triplicado o seu
número de fãs, está a um pequeno passo de conquistar o título inglês, algo que
lhe foge desde 1990, ultrapassando os tubarões milionários do City e do Chelsea.
Em Itália, e embora já praticamente afastada do título, a Roma ocupa o segundo
lugar de forma isolada, sendo que chegou a ser líder durante as primeiras
jornadas do campeonato. Para quem acabou a época passada num tímido sexto
lugar, não será de todo uma época perdida. À semelhança da Roma, o Sporting
também tem quase garantido o segundo lugar, o que lhe dará entrada directa na Champions.
Depois da pior classificação de sempre da sua história, o Sporting tem
apresentado uma consistência nada habitual nos últimos anos (lembram-se do medo
de jogar em Alvalade? Este ano ainda não perderam em casa), e que até poderia
ser campeão, não estivesse no mesmo campeonato deste Benfica. Na nossa vizinha
Espanha, embora em condições diferentes dos anteriores clubes, o Atlético de
Madrid lidera o campeonato (última vez campeão em 96) e está ainda numa
meia-final da Liga dos Campeões. Poderíamos ainda referir o Arsenal, que até
certa altura sonhou com o título, mas que acabou por deixar fugir o comboio dos
primeiros.
Em curva descendente podemos referir o Porto, o
Barcelona, o Manchester United e o Milan, que podem acabar a época sem nenhum
título de relevo e até mesmo falhar as competições europeias (para o ano quem
sabe se não estaremos a falar do renascimento do United?).
Ao que parece, falhar uma competição europeia durante
um ano até poderá ter um efeito positivo nas equipas, mas só o futuro dirá se
esta época foi um mero acaso ou o início de uma nova era.
Em relação à próxima época, será interessante assistir
a uma Liga dos Campeões com estes clubes, e ao que todos esperamos, de novo com
três equipas portuguesas na fase de grupos.